Intervenção Artística do coletivo Aprecie sem Moderação

O coletivo Aprecie sem Moderação foi criado por Carola Trimano, do Atelier Pássaro de Papel, e tem como objetivo unir diversas linguagens com a finalidade de compartilhar ideias e estabelecer diálogos através de ações itinerantes em espaços variados, centrais e periféricos, nacionais e internacionais, convencionais e não convencionais, pelos quatro cantos do mundo.
O Aprecie Sem Moderação tem como suporte principal de expressão as vias públicas das cidades, por ter sido criado em “conversa de atelier” com Catharina Suleiman, que vem explorando muito essa vertente, e, como coletivo, já realizou intervenções em São Paulo, Amsterdam, Praga e Berlin.

https://www.facebook.com/Aprecie-sem-moderação-enjoy-without-moderation-929589453725890/?fref=ts

Neste video, os integrantes do coletivo Aprecie Sem Moderação realizam uma intervenção artística de lambe-lambe e stencil nas paredes externas da casa do Projeto Alberto Seabra 1128 que promove eventos unindo artes visuais, música e gastronomia. Nesta edição, realizada pelos artistas Cristian S. Lazzaro, Catharina Suleiman, Marai Senkevics e Carola Trimano, os convidados também puderam colaborar com a finalização de uma das obras, através de um pocket workshop de stencil. A técnica do lambe-lambe consiste em aplicação de impressos, em formatos variados, criados a partir de técnicas diversas tais como fotografia, xilografias, e silk-screen, e integra o leque de novas linguagens de arte urbana contemporânea.

 

GRAVURA – SP ESTAMPA 2013 – O HUMANO NO URBANO

O HUMANO NO URBANO É UMA INTERVENCAO GRÁFICA COLETIVA CRIADA PARA PARTICIPAR DO SP ESTAMPA 2013 EVENTO GRÁFICO COORDENADO POR EDUARDO BESEN DA GALERIA GRAVURA BRASILEIRA, EVENTO COM O QUAL GOSTO MUITO DE PARTICIPAR. ESTE ANO INAUGURAMOS EM QUATRO VERSOES, A PRIMEIRA SERÁ NA GALERIA DE ARTE ANDRE  COM UMA MOSTRA PEQUENA DE PINTURAS E GRAVURAS QUE PREPARAMOS COM MARCO STELLATO NUM ENSAIO QUE PRETENDEMOS CONTINUAR, ELE DESENVOLVENDO SUA LINGUAGEM GRÁFICA E EU A PICTÓRICA E TAMBÉM UM ATELIER DE GRAVURA NA VITRINE DA GALERIA ONDE REALIZAREMOS UM PAINEL GRÁFICO COLETIVO COM VÁRIOS ARTISTAS, ENTRE ELES NELSON MALDONADO, DUO CAYÁ, CONRADO ZANOTTO, PAULO PAPALEO, ADRIANA NIENNA,HERALDO CANDIDO, MARCO STELLATO, CAROLA TRIMANO, JADDE FLORES, ATELIER ALICE MATUCK, ANGELA BARBOUR,LOBO  ENTRE OUTROS QUE TAMBÉM ESTARAO PARTICIPANDO DO MESMO PAINEL GRAFICO NO ATELIER DA GALERIA MARTA TRABA E NO VIADUTO EM FRENTE AO CENTRO MULTICULTURAL MUNDO PENSANTE. HAVERAO WORKSHOPS RELACIONADOS A ESTA ACAO NO ATELIER DA GALERIA MARTA TRABA DE ILUMINURA E NA PINTAR DE ILUMINURA, XILO E TECNICAS DIRETAS DE GRAVACAO. PARA MAIORES INFOS:

 as pinturas e gravuras tem como ponto comum os faróis e paisagens da av. paulista, o Marco continuou seu tema dos onibus que namoram o abstrato e eu os personagens inusitados e musas

 carola trimano inicio de pintura em acrílico sobre tela de 1m40X65cm “Musas e Utopias Urbanas”

 marco no atelier de gravura transformando os onibus em sintese através da xilo

 prensa de tombo gentilmente cedida pelo nelson maldonado para o atelier vitrine da galeria andre

 tela em óleo de marco stellato “onibus amarelo”

 nossa parede na galeria andre com marco stellato: da pintura para gravura e vice versa

 marco stellato no atelier  que montamos na galeria marta traba para sp estampa 2013

 sp estampa 2012 montando a mostra de mini print que realizamos por lá neste ano com olhares impressos

 com alice matuck e maraí senckevics no atelier de gravura da galeria marta traba

 alice matuck e suas alunas participando do humano no urbano para sp estampa 2013

 conrado zanotto preparando monotipias

 nelson maldonado deixando sua passagem pela parede gráfica da galeria marta traba coordenada pela artista angela barbour, que também participa deste projeto e disponibilizou a parede para essa intervencao coletiva

PINTURA E GRAVURA – ALFABETO CIRCENSE * ESTUDOS E GRAVURAS


gravura em ponta seca * letra “o” * sp * 2006


gravura em ponta seca aquarelada * letra “p” * sp 2006


gravura em ponta seca aquarelada * letra “s” * sp 2006

gravura em ponta seca aquarelada * letra “m” * sp 2006


gravuras em ponta seca aquareladas * letras “a,b,c,e,f,g” * sp 2006

gravura em ponta seca + interferências c/folha de ouro * “uno” * sp 2006


estudo para alfabeto * pintura e colagem sobre madeira * sp 2006
“amor”


estudo para alfabeto * pintura e colagem sobre madeira * sp 2005
“harmonia”


estudo para alfabeto * pintura e colagem sobre madeira * sp 2005
“alegria” (obra doada para leilão dos doutores da alegria realizado no MuBE em 2006)

atelier 2005 * pintando fundo do estudo para alfabeto circense “alegria”

GRAVURA – RITUAL – SIMBOLOS – UMA RELEITURA DA HIDRA DE LERNA


RELEITURA DA HIDRA DE LERNA
GRAVURA EM PONTA SECA * SP * 2010


RELEITURA DA HIDRA DE LERNA DESENHO FINALIZADO* SP 2010

DESENHO COM GRAFITE FEITO EM PAINEL COLETIVO COM TRABALHOS DE
30 ARTISTAS NA EXPOATIVA “EM OBRAS” QUE ESTÁ ACONTECENDO
EM SP ATÉ 27 DE ABRIL DE 2010 NA PASSAGEM SUBTERRÂNEA DA CONSOLAÇÃO


DESENHO NO PAINEL COLETIVO DA EXPOATIVA EM OBRAS * SP 2010
“A SAGA DAS NOVE CABEÇAS”
COMO ERA O TEMA DA ÚLTIMA GRAVURA QUE TINHA FEITO E COMO ESTA EXPO COLETIVA ACONTECERIA EM UMA PASSAGEM SUBTERRÂNEA ACHEI QUE A HIDRA, O OITAVO TRABALHO DE HÉRCULES, SERIA PERFEITA PARA A OCASIÃO JÁ QUE É UM MONSTRO MITOLÓGICO QUE HABITA NOSSOS MUNDOS SUBTERRÂNEOS, DOS PÂNTANOS E DA ESCURIDÃO.
“…OS CHARCOS, A LAMA, O LODO, OS PÂNTANOS SÃO SÍMBOLOS DE AVILTAMENTO, DE BAIXEZA, DE VÍCIOS, DE VERGONHA, DE DEGRADAÇÃO, DE VIDA MARCADA PELA DEVASSIDÃO, LEMBRANDO SENTIMENTOS OU ATOS SÓRDIDOS.
SABEMOS TAMBÉM, QUE SÓ CONSEGUIREMOS VENCER NOSSOS VÍCIOS, A DEGRADAÇÃO E A BAIXEZA A QUE PORVENTURA TIVERMOS DESCIDO, SE NÃO SÓ EXTIRPARMOS AS ORIGENS DESSES MALES EM NÓS ( CORTANDO AS CABEÇAS) COMO TAMBÉM NOS AFASTARMOS DO MEIO EM QUE O MONSTRO VICEJA (SAIR DO PÂNTANO, INDO EM DIREÇÃO DO AR E DA LUZ)”
DETALHE DO DESENHO DO EM OBRAS * SP MARÇO 2010
“O COMBATE”
“O COMBATE À HIDRA, AO MOSNTRO, PEDE TRÊS ATITUDES: 1) A PERCEPÇÃO DE SUA EXISTÊNCIA; 2) SUA BUSCA COM TENACIDADE E PACIÊNCIA;3) SUA DESTRUIÇÃO.
ENQUANTO HÉRCULES (NO MEU DESENHO REPRESENTADO POR UMA FIGURA FEMININA) LUTOU NO MEIO PANTANOSO NÃO CONSEGUIA VENCÊ-LO, AS CABEÇAS RENASCIAM. MUDANDO O PLANO, COMEÇOU A VENCÊ-LO. A CABEÇA CENTRAL DA HIDRA É A DA PULSÃO FUNDAMENTAL DO SER, UMA ENERGIA NÃO ESPECIFICADA, QUE TANTO PODE SER ENERGIA PSÍQUICA, SEXUAL, ASPIRAÇÃO, AMOR, DESEJO, INVEJA, UMA MANIFESTAÇÃO DE VÁRIAS TENDÊNCIAS SEXUAIS OU NÃO, QUE PODEMOS ENGLOBAR SOB O NOME DE EROS (KUNDALINI PARA OS HINDUS).
ESSA ENERGIA É “IMORTAL”, UMA FAÍSCA DA ENERGIA QUE ESTÁ EM TODA A VIDA CÓSMICA E QUE MOMENTANEAMENTE FICA APRISIONADA EM NÓS. ESSA ENERGIA PRECISA SER CONTROLADA, DOMINADA, CANALIZADA ADEQUADAMENTE TENDO-SE EM VISTA QUE TODOS OS SERES HUMANOS A POSSUEM, EM MAIOR OU MENOR GRAU. “DOMINAR A NASCENTE” É, DE CERTA FORMA, DOMINAR A CABEÇA CENTRAL, DE MODO A NÃO SE PERMITIR QUE AS “ÁGUAS” (INCONSCIENTE) FLUAM SEM CONTROLE.”

ESTUDO PARA GRAVURA COM GRAFITE E AQUARELA SOBRE PAPEL* SP 2010
“O OBJETIVO FINAL, A VERDADEIRA PROVA QUE ENCONTRAMOS NESTE OITAVO TRABALHO, RELACIONADO COM O SIGNO ASTROLÓGICO DE ESCORPIÃO, É O DA COORDENAÇÃO DO MENTAL E DO EMOCIONAL COM O CORPO FÍSICO. A FORMA, O FÍSICO, DEVE SER VISTA COMO UM CANAL DE EXPRESSÃO PARA UM CONTACTO COM OS PLANOS MAIORES E SUPERIORES DA MANIFESTAÇÃO.NÃO SE TRATA DE SUPRIMIR A FORMA, A EMOÇÃO E O MENTAL. LIVRANDO-NOS DO CORPO FÍSICO, (MORTIFICAÇÕES DESTRUTIVAS, ASCETISMO, JEJUNS, ETC., QUE PODEM LEVAR À “PUTREFACTIO” ALQUIMICA) NÃO TEREMOS MEIOS DE ESTABELECER LIGAÇÕES COM O MUNDO FÍSICO TANGÍVEL, COM O PRÓXIMO , COM O UNIVERSO. SUPRIMINDO, POR OUTRO LADO, OS SENTIMENTOS, IMPEDIMOS A ENTRADA NO MUNDO, JÁ QUE A VIDA É ESSENCIALMENTE TROCA.MAIS AINDA: DEVEMOS LEMBRAR QUE NÃO DEVEMOS UTILIZAR O CANAL FÍSICO DE FORMA EGOÍSTA, EGOCENTRADA.”

FRAGMENTOS DE TEXTOS DO MESTRE CID MARCUS VASQUEZ SOBRE OS DOZE TRABALHOS DE HÉCULES * PARA LER ESTE TEXTO INTEIRO E TAMBÉM PARA ARTISTAS QUE QUISEREM POSTAR TEXTOS, IMAGENS E LINKS: http://www.artistasvisuais.com.br/

PARA SABER DE CURSOS COM CID MARCUS VASQUEZ EM SP: http://www.litaprojetosculturais.com.br
PARA ACOMPANHAR A EXPOATIVA “EM OBRAS” ONLINE COM REGISTROS DOS TRABALHOS DOS 30 ARTISTAS DIA-A-DIA: http://www.em-obras.com/

GRAVURA – EXPO ARCANOS DO TAROT NA GRAVURA BRASILEIRA * PALESTRA DE SARANI BARRIOS, DE ORIGEM DOHM " O TAROT E A CULTURA CIGANA"

“A magia é as vezes chamada ciência das relações ocultas. Seja ela milagre ou truque, uma base essencial dessa arte é a revelação. O Mago tem o poder de revelar a realidade fundamental, o estado de ser que constitui a base de tudo. Representa um aspecto de nós mesmos realizador de prodígios, que pode adivinhar as fontes ocultas da vida e abri-las para o uso criativo.” (Sallie Nichols)

“Todas as coisas são deste Um, pela meditação do Um, e todas as coisas têm orígem neste Um” (Hermes Trismegisto)

“A lembrança de uma vida passada, momento de absorver o conhecimento” (Cultura Dohm)


O MAGO * ARCANO I * GRAVURA EM PONTA SECA
Inicio este post com O Mago que foi o escolhido por Sarani quando falei de presenteá-la com uma gravura


PALESTRA DE SARANI BARRIOS NO PÁTIO ENSOLARADO DA GALERIA GRAVURA BRASILEIRA * MOMENTO DE PAUSA COM A CRIS CONTANDO SOBRE SEU GATO PRETO


“NA VIDA DAIMARRA (DENTRO DO GRUPO) AS MULHERES SÃO SOBERANAS. NOSSA SOCIEDADE É MATRIARCAL E A MULHER É O ELEMENTO MAIS IMPORTANTE, POIS DETÉM O PODER DE GERAR HOMENS E POR ISSO DESENVOLVE OS ELOS DE CONEXÃO COM A NATUREZA E OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA VIDA. A ESSA FORÇA CHAMAMOS DAHOM, A INTUIÇÃO. TODA MULHER É VISTA DENTRO DO ACAMPAMENTO COMO UM SER SUPERIOR. TANTO POR UMA QUESTÃO FISIOLÓGICA, COMO DE DELICADEZA, DE VIVÊNCIA, DE SABEDORIA.”

“EM ROMANI, EXISTE UMA PALAVRA QUE SIGNIFICA AO MESMO TEMPO DOM E DESTINO.ISSO EXPLICA TUDO: SÃO A MESMA COISA. O DOM É AQUILO QUE FAZEMOS COM FACILIDADE.SE NÃO SABE COM QUE FINALIDADE ESTÁ NO MUNDO, UMA INDICAÇÃO É: O QUE VOCÊ FAZ QUE LHE É FÁCIL? O QUE VOCÊ FAZ FÁCIL É O SEU TALENTO E PORTANTO É O SEU DESTINO.”

” O SEU DESTINO É O SEU TALENTO, É ONDE VOCÊ VAI CHEGAR SE PRESTAR ATENÇÃO A SI MESMO”


“O CONHECIMENTO DO TAROT TAMBÉM COMEÇOU LÁ ATRÁS QUANDO COMEÇAMOS A OBSERVAR OS CICLOS DA VIDA, POIS O TAROT REPRESENTA ESSES CICLOS. DEPOIS DE IDENTIFICADOS OS CICLOS DE VIDA É QUE ESSE CONHECIMENTO VIROU UM BARALHO.”


“SOU CIGANA DOHM, DE PAI E MÃE CIGANOS.MEU NOME DE NASCIMENTO É SARANI BARRIOS MAS USO UM NOME BRASILEIRO NA MINHA VIDA PROFISSIONAL PORQUE, ASSIM COMO OS ÁRABES E OUTROS POVOS QUE DE ALGUMA FORMA SOFREM ALGUM TIPO DE PRECONCEITO, RECEBEMOS UM NOME GAIDJI (NÃO-CIGANO) PARA NÃO SERMOS PRÉ-JULGADOS NA VIDA MASBARRA (FORA DO GRUPO). JÁ VIVI EM ACAMPAMENTOS EM DIVERSOS PAÍSES, AGORA VIVO EM UM APARTAMENTO. MAS CONTINUO TENDO ESTREITO CONTATO COM O ACAMPAMENTO DOHM MAIS PRÓXIMO DE SP QUE FICA EM JUNDIAÍ EM UMA PROPRIEDADE PARTICULAR. LEVO UMA VIDA NORMAL, TRABALHANDO E INTERAGINDO COM GAIDJIS, MAS MANTENHO HÁBITOS MARCANTES DA MINHA CULTURA, COMO ME BASEAR PELA LUA E LOUVÁ-LA, PRESTAR ATENÇÃO AOS SINAIS DA NATUREZA E ÀS ESTAÇÕES DO ANO, ETC.”

“SOMOS UM POVO MUITO ANTIGO QUE NOS DIVIDIMOS HÁ MAIS DE 5200 ANOS EM DOHM E ROHM, NO BRASIL HÁ MAIOR CONCENTRAÇÃO DE ROHM. SOMOS MUITO DIFERENTES INCLUSIVE FISICAMENTE. NOSSO IDIOMA É O ROMANI. NOSSA TRADIÇÃO É ORAL E PARA PERTENCER AO POVO CIGANO É NECESSÁRIO NASCER E SER EDUCADO NA NOSSA CULTURA. APRENDEMOS A LEITURA DO TAROT E A QUIROMANCIA DESDE A INFÂNCIA. APRENDEMOS A CULTIVAR A BELEZA EM NÓS MESMOS E EM TUDO QUE NOS RODEIA. ESSA É NOSSA TÔNICA.”

“TUDO É TÃO CLARO E TÃO CELEBRADO, QUE DÁ UMA TRANQUILIDADE PARA AS PESSOAS VIVEREM A VIDA SEM SE PREOCUPAREM COM AUTO-AFIRMAÇÕES, CADA UM SABE EM QUE ESTÁGIO DA VIDA ESTÁ. E CADA MOMENTO É VISTO COMO UMA FESTA, NÃO EXISTE MELHOR OU PIOR, EXISTE UM MOMENTO DIFERENTE DO OUTRO.”


A FORÇA * ARCANO XI * GRAVURA EM XILO E PONTA SECA AQUARELADA

“ASSUMIR A PRÓPRIA ESCOLHA” (Cultura Dohm)

“O PAPEL FEMININO COMO MEDIADOR ENTRE A CONSCIÊNCIA HUMANA E OS ASPECTOS PRIMITIVOS DA PSIQUE” (SALLIE NICHOLS)

ENCERRO AQUI COM A FORÇA, ARCANO QUE SAIU PARA SIMONE LATERZA QUE FEZ A LEITURA DE CARTAS. ACHEI GRAÇA PORQUE SEMPRE VI ESSAS DUAS CARTAS COMO UM CASAL HARMÔNICO DO TIPO “COMIGO-NINGUÉM-PODE” TANTO NO VISUAL COMO NO SIGNIFICADO.

PARA SABER MAIS SOBRE A CULTURA DOHM: http://www.clubedotaro.com.br/site/h22_3_ciganos_Dohm.asp

PARA SABER MAIS SOBRE A MOSTRA DOS ARCANOS:
http://www.gravurabrasileira.com

GRAVURA – "O LUNÁTICO, O ENAMORADO E O POETA TEM TODOS A IMAGINAÇÃO COMPACTA" (SHEAKESPEARE)


MOSTRA DE GRAVURAS EM XILO E PONTA SECA NA GALERIA GRAVURA BRASILEIRA EM SP ATÉ 07 NOVEMBRO * OS 22 ARCANOS MAIORES DO TAROT
http://www.gravurabrasileira.com/


ARCANO VI * O ENAMORADO
GRAVURA EM XILO E PONTA SECA – SP – 2009


ARCANO VI * O ENAMORADO
GRAVURA EM PONTA SECA PINTADA – SP – 2008


ARCANO VI * O ENAMORADO
GRAVURA EM PONTA SECA – SP – 2007


ATELIER SP * 1971 COM ROLINHO ENCIMA DA PRENSA DE PÉREZ SOLA
1996 IMPRIMINDO TIRAGEM DE EMILIA CECCARELI PARA CALENDÁRIO DE S. FRANCISCO

ESTOU REUNINDO ALGUMAS VERSÕES DESTE ARCANO + ESTAS FOTOS PARA CELEBRAR ESTE MOMENTO E MARCÁ-LO PORQUE ESTÁ SENDO IMPORTANTE E PLENO DE SIGNIFICADOS, DE CLAREZA DE ESPÍRITO, DE “CAÍDA DE FICHAS”, ETC.
UM MOMENTO QUE NA VERDADE É PÓS-ENAMORADO DO TAROT: A ESCOLHA JÁ FOI FEITA E AGORA É SEGUIR PELA TRILHA ESCOLHIDA ( A GENTE SÓ PERCEBE A CHUVA DEPOIS QUE ELA CAI, DIZIA BORGES E A MESTRA ELY BUENO). O LEGAL DE TUDO ISSO É ESSA CORAGEM DE SE ASSUMIR QUE OS ARTISTAS TEM, OU NÃO TEM: EU TIVE! E ESTOU MUITO FELIZ PORQUE SINTO QUE CONSEGUI COLOCAR CADA COISA NO SEU LUGAR E JÁ POSSO SAIR DESSA ENCRUZILHADA E AGORA VAMOS QUE VAMOS: ARCANO VII * O CARRO!

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ARCANO VI * O ENAMORADO

TALVEZ O LIVRE ARBITRIO SEJA UMA ILUSÃO.
O NOSSO PODER DE ESCOLHA É MUITO REDUZIDO.
EM OCASIÕES EXTREMAS, O DESTINO PARECE DECIDIR
SOBRE NOSSOS ASSUNTOS “ACIMA DE NOSSAS CABEÇAS”

ESTA CARTA SIMBOLIZA O DESEJO DOS HOMENS DE SE HARMONIZAREM COM O INFINITO. DEPOIS DE TORNAR-SE CONSCIENTE DE SI MESMO O HOMEM DECIDE PELO LIVRE ARBÍTRIO ENTRE DOIS CAMINHOS.

O ENAMORADO ESTÁ VISIVELMENTE NUMA ENCRUZILHADA ENFRENTANDO UM CONFLITO INDIVIDUAL, COMO JÁ SABIAM OS VELHOS ALQUIMISTAS: TAL CONFLITO É A PRIMA MATÉRIA, O PRIMEIRO INGREDIENTE NECESSÁRIO A TODO CRESCIMENTO ESPIRITUAL.

SEJA QUAL FOR SUA DECISÃO, AONDE QUER QUE VÁ, O ENAMORADO TERÁ A COMPANHIA DE SI PRÓPRIO E AO FAZER A ESCOLHA, NOSSO PERSONAGEM EM QUESTÃO QUE É SIMBOLO DO EGO, SE TRANSFORMA EM HERÓI: SIMBOLO DA CONSCIÊNCIA HUMANA EM BUSCA DE AUTO COMPREENSÃO.

O NÚMERO DESTA CARTA, O SEIS, RETRATADO SIMBOLICAMENTE COMO UMA ESTRELA DE SEIS PONTAS QUE SE COMPÕE DE DOIS TRIÂNGULOS. UM SE VOLTA PARA O CÉU, DE FOGO, ESPÍRITO MASCULINO, APONTANDO PARA EROS, O DESTINO, SOBRE O QUAL NÃO TEMOS DOMÍNIO ALGUM; O OUTRO SE VOLTA PARA BAIXO, DE ÁGUA, EMOÇÃO FEMININA, APONTANDO PARA O REINO DA ESCOLHA HUMANA. AQUI VEMOS A DRAMATIZAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE SE UNEM PARA CRIAR A ESTRELA DO DESTINO HUMANO, ESSA FORÇA QUE INCLUI E TRANSCENDE A AMBOS.

(SALLIE NICHOLS * JUNG E O TAROT)

GRAVURA – ATELIER PRODUZINDO E MOSTRAMOSTRA 22 ARCANOS DO TAROT * GALERIA GRAVURA BRASILEIRA * SP

“NÃO SOU EU QUE CRIO A MIM MESMO, MAS EU ACONTEÇO PARA MIM”
(JUNG * O MITO DO SIGNIFICADO)

ARCANO VII * O CARRO
GRAVURA EM PONTA SECA E XILO COM INTERFERÊNCIAS EM FOLHA DE OURO QUE FAZ PARTE DA SÉRIE QUE ESTÁ EXPOSTA NO ESPAÇO ANEXO DA GALERIA

SIGNIFICADO COSMOLÓGICO: O CARRO REPRESENTA O QUE SE MOVIMENTA NO SENTIDO ORGÂNICO, OS CAVALOS A FORÇA MOTRIZ, AS RODAS A ATIVIDADE; AS RÉDEAS REPRESENTAM OS PENSAMENTOS, O AURIGA É O SELF (SI-MESMO).

ATELIER * DOURANDO


ATELIER * OS 22 ARCANOS SENDO DOURADOS


ATELIER * RETOQUES

ATELIER * ARCANO II * A PAPISA

GRAVURA SENDO IMPRESSA
FAZ PARTE DE UMA OUTRA COLEÇÃO QUE PODE SER VISTA NUMA CAIXA/OBJETO DE ACRÍLICO

ATELIER * ENTINTANDO


GALERIA * 29/09 INAUGURAÇÃO E ANIVERSÁRIO


GALERIA * MARILU BEER E O ORÁCULO DO LOUCO
UMA ARTISTA GRAVADORA QUE EU ADORAVA COMO PESSOA NA INFÂNCIA
CONTINUA TRABALHANDO E COMPARTILHA UM ATELIER COM SUA SÓCIA BRANCA DE OLIVEIRA ONDE PRESTAM ACESSORIA A ARTISTAS PARA APRESENTAÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÃO, PROJETOS ESPECÍFICOS, ETC.
ATELIER PAULISTA: RUA AMÁLIA DE NORONHA 301 TEL: 30829217/36371156

GALERIA * A PSICÓLOGA SIMONE LATERZA, QUE ESTUDA TAROT DESDE OS 9 ANOS, ABRIU AS CARTAS AOS QUE ESTIVERAM PRESENTES DIA 03/10 PARA AS PALESTRAS DE RAÏSSA E CONSTANTINO.NUNCA DEIXO DE ME SURPREENDER COM ESSAS LEITURAS, COMO É QUE PODE??

GALERIA * PALESTRA DE RAÏSSA CAVALCANTI: SEMPRE MUITO ESCLARECEDOR OUVI-LA.HÁ EXEMPLARES DE LIVROS BEM INTERESSANTES ESCRITOS POR ELA DISPONÍVEIS NA GALERIA DURANTE O PERÍODO EM QUE DURAR A MOSTRA
PARA CURSOS, PALESTRAS,E MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.animadesophia.com/


GALERIA * PALESTRA DE CONSTANTINO RIEMMA QUE ABORDOU MAIS O ASPECTO HISTÓRICO DO TAROT E LEVOU ALGUNS BELOS EXEMPLOS.
PARA CONSULTAS,CURSOS, WORKSHOPS E LEITURAS DE CARTAS: http://www.clubedotaro.com.br/ tel: 5511 37218428
A MOSTRA PODERÁ SER VISITADA ATÉ DIA 07/11 NO ESPAÇO ANEXO DA GALERIA GRAVURA BRASILEIRA QUE FICA NA RUA DR. FRANCO DA ROCHA EM PERDIZES, SP
DE SEGUNDA A SEXTA DAS 10 AS 18HS E SÁBADOS DAS 11 AS 13HS
TEL 5511 – 36240301 * 36249193

GRAVURA – ARCANO XI * A FORÇA

gravura em xilo e ponta seca sobre acetato
44.5 X 24.5 * SP * 2009
SIGNIFICADOS SIMBÓLICOS: VIRTUDE. CORAGEM. POTÊNCIA ANÍMICA. INTEGRAÇÃO HARMONIOSA DAS FORÇAS VITAIS. FORÇA MORAL, AUTODISCIPLINA, CONTROLE.
INTERPRETAÇÕES USUAIS NA CARTOMANCIA: ENERGIA MORAL, CALMA, CORAGEM. ESPÍRITO QUE DOMINA A MATÉRIA. A INTELIGÊNCIA QUE DOMA A BRUTALIDADE. SUBJUGAÇÃO DAS PAIXÕES. LUCRO NOS EMPRENDIMENTOS EMPRESARIAIS.

GRAVURA – ATELIER – EDIÇÃO DA SÉRIE TAROT MAR PARA EXPO NA GRAVURA BRASILEIRA


ARCANO XX * O JULGAMENTO * SIGNIFICADOS SIMBÓLICOS:
OS JULGAMENTOS ESSENCIAIS, AVALIAÇÃO DOS RUMOS DA EXISTÊNCIA. O DESPERTAR. EXAME DE CONSCIÊNCIA. SOPRO REDENTOR. RENOVAÇÃO. A PROMESSA DA VIDA ETERNA.
INTERPRETAÇÕES * MENTAL: HOMEM CONVOCADO A UM ESTADO SUPERIOR, TENDÊNCIAS E DESEJOS DE ELEVAÇÃO; EMOCIONAL: DEVOÇÃO EXAME DE CONSCIÊNCIA; FÍSICO: ESTABILIDADE NOS ASSUNTOS QUE ESTÃO ENCAMINHADOS,SAÚDE E EQUILÍBRIO; NO SENTIDO NEGATIVO: VACILAÇÃO ESPIRITUAL, OFUSCAMENTO DA INTELIGÊNCIA, RUÍDO, ALVOROÇO, AGITAÇÃO INÚTIL. (FONTE: http://www.clubedotaro.com.br/ )


COMO É LINDO O AZUL EM TODOS OS TONS! ATÉ MESMO
NESSA TINTA PEGAJOSA DE IMPRESSÃO GRÁFICA…


AGORA É ESPERAR SECAR PARA DAR AQUELES “TOQUES”

PARA QUEM PUDER VER AO VIVO E SENTIR A VIBRAÇÃO DESSES TRABALHOS: A MOSTRA INAUGURA DIA 29/09/09 NA GALERIA GRAVURA BRASILEIRA QUE FICA EM PERDIZES, SP, NA RUA FRANCO DA ROCHA 61, DIA 03/10, NUM SÁBADO HAVERÃO PALESTRAS SOBRE A HISTORIA E OS SIGNIFICADOS SIMBÓLICOS DAS CARTAS POR CONSTANTINO RIEMMA DO CLUBE DO TARO E RAÏSSA CAVALCANTI DO INSTITUTO ANIMA DE SOPHIA E HAVERÁ LEITURA DE CARTAS POR BETE TORIÍ.

contatos:Exposição: http://www.gravurabrasileira.com/
Palestrantes: http://www.animadesophia.com/ e http://www.clubedotaro.com.br/
Para adquirir essas gravuras online: http://www.galeriadegravura.com.br/

GRAVURA – ESTUDO – TRANSCENDÊNCIA


AQUARELA SOBRE PAPEL * SP * MARÇO 2009


GRAVURA SOBRE ACETATO * SP * MARÇO 2009

“…A EXPERIÊNCIA MAIS FUNDAMENTAL, AQUELA QUE TOCA A PROFUNDIDADE DE NÓS MESMOS, É A DO ENAMORAMENTO. QUANDO A PESSOA SE ENAMORA, A OUTRA VIRA UMA DIVINDADE…” “…É UMA EXPERIÊNCIA DE ÊXTASE, EXTÁTICA, FORA DA REALIDADE…” “…UMA SE PERDE PARA DENTRO DA OUTRA E ESQUECE-SE O TEMPO. VIVE-SE UMA EXPERIÊNCIA MÍSTICA, DE ANTECIPAÇÃO DA ETERNIDADE…”

(LEONARDO BOFF * TEMPO DE TRANSCENDÊNCIA * ED. SEXTANTE * PGS 42/43)